Notícias
CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REALIZA REUNIÃO NA EMEF SÃO LUÍS GONZAGA
- Publicado em 17/12/2025 às 16:20
- Imprimir
Na manhã do dia 17 de dezembro, foi realizada a reunião do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luís Gonzaga, em Novo Tiradentes.
O CAE é um órgão colegiado de controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), responsável por acompanhar e fiscalizar a correta aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar. Seu principal objetivo é garantir uma alimentação saudável e de qualidade aos estudantes da rede pública, promovendo bons hábitos alimentares e fortalecendo a agricultura familiar.
Entre os assuntos debatidos, destacou-se a legislação que atualizou para 40% o percentual mínimo de investimento da merenda escolar na agricultura familiar. Durante a reunião, foi ressaltado que o município de Novo Tiradentes investiu mais de 85% dos recursos recebidos do FNDE em 2025 na aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, superando significativamente o percentual mínimo exigido por lei.
A nutricionista Bárbara de Carli Silveira também apresentou os resultados das ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Saúde, como a Gincana do Programa Saúde na Escola (PSE), que abordou temas relevantes da saúde no ambiente escolar, contribuindo para a formação integral dos alunos.
Ao final do encontro, foi reforçada a importância do Conselho de Alimentação Escolar como instrumento fundamental para assegurar transparência, controle social e a oferta de uma alimentação escolar nutritiva e de qualidade aos estudantes da rede municipal.